Onde tudo começa o Marketing
Tudo em um processo empresarial começa pela estratégia de lançamento de mercado. E para desenvolver a estratégia de marketing ideal precisamos começar pela mais poderosa vertente do marketing a parte de pesquisa!
O entendimento do ambiente externo à empresa, seja em relação ao mercado consumidor, ou à concorrência, auxilia na realização de tomadas de decisões mais proativas, no desenvolvimento de novas estratégias e de novos produtos e serviços.
Nesse caso, as pesquisas de marketing são a melhor forma de ampliar o conhecimento sobre o mercado que a sua empresa está inserida.
Como estamos vivendo na era do crescimento acelerado do mercado e da mudança comportamental dos clientes, a pesquisa de marketing passou a ter um papel fundamental dentro do próprio Marketing.
Isso acontece, pois uma pesquisa pode ser decisiva para realizar uma campanha ou plano de ação de marketing.
Além disso, as informações coletadas são oportunidades de melhorar e monitorar as suas ações de marketing e processos.
Entenda o que é e o que não é considerado pesquisa de marketing e conheça os principais tipos para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.
O que é pesquisa de marketing?
Pesquisa de marketing e pesquisa de mercado podem até ter sua execução parecida, mas seus objetivos e planejamento são diferentes.
O profissional de marketing precisa saber essa diferença para saber se na sua campanha será melhor fazer uma pesquisa de marketing ou de mercado.
As pesquisas de marketing são realizadas para coletar dados que vão orientar as decisões na hora de solucionar problemas no seu negócio.
Já as pesquisas de mercado são feitas quando você deseja saber, por exemplo, se seus clientes estão satisfeitos com o seu produto ou serviço, ou qual é a opinião dos consumidores sobre determinados aspectos da sua empresa ou da concorrência.
A diferença é que a pesquisa de marketing analisa uma situação para tomar uma decisão interna e a pesquisa de mercado leva em consideração a opinião dos consumidores sobre o que ela vende.
Benefícios da pesquisa de marketing
Além de ampliar o conhecimento geral sobre o mercado, a pesquisa de marketing oferece inúmeros benefícios. Confira alguns deles:
- Ajuda na tomada de decisões
- Gera leads qualificados
- Aumenta a sua autoridade
- Verifica as necessidades do mercado
- Ajuda no crescimento do seu site
- Estimula a sua empresa a gerar bons resultados
- Serve como ferramenta de Sales Enablement
Um dos objetivos mais importantes da pesquisa de marketing é que ela te ajuda a vender. Isso acontece, pois ao conhecermos melhor nossos potenciais compradores, obtemos informações importantes para ampliar o processo de sales enablement da sua empresa e, consequentemente, aumentar as vendas.
Dessa forma, os vendedores entenderão melhor as motivações, tendências e comportamento do consumidor e estarão munidos de argumentos de base estatística.
Aqui no Grupo Techno Mais começamos a desenvolver pesquisas de marketing não só por todos os benefícios citados acima, mas também como estratégia de marketing de conteúdo.
Isso porque os dados coletados são base para o desenvolvimento de relatórios, os quais ajudam a ampliar a autoridade da empresa e são excelentes materiais para a geração de leads.
Tipos de pesquisa de marketing
É importante entender que, para cada ideia e objetivo, existe um modelo de pesquisa de marketing adequado para a sua estratégia.
Apesar de existirem várias tipos de pesquisa de marketing, as principais são a exploratória, descritiva e experimental. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas:
Pesquisa Exploratória
O principal objetivo da pesquisa exploratória é possibilitar o entendimento do problema enfrentado pelo pesquisador.
Ela é utilizada quando ainda é necessário definir o problema com maior precisão e identificar pontos de ação ou obter informações antes de tomar uma decisão para desenvolver uma campanha. No geral, ela é aplicada em casos que é preciso gerar hipóteses.
Como o nome sugere, a pesquisa exploratória procura explorar um problema ou uma situação desconhecida para obter informações e gerar compreensão.
- Com a pesquisa desenvolvemos:
- Desenvolvemos ou Repaginamos sua marca
- Elaboramos sua Identidade Visual
- Executamos seu planejamento Web
- Desenvolvemos seu Social Mídias
- Elaboramos seu lançamento digital
Benefício do Serviço
Maior acertividade no empenho dos recursos e equipe, possibilidades mais amplas de atingir as métricas dos seus objetivos e resultados.
- Entendimento da percepção do seu produto e/ou serviço
- Identificação de onde e como atingir sua persona
- Melhor empenho dos seus investimentos em captura de leads
- Geração de tráfego qualificado com Design Thinking
- Potencialização de suas campanhas digitais
Uma marca que atinge seu público precisa da aplicação de conceitos claros e definidos para seu público alvo. Seu projeto precisa marcar de forma agradável o público de forma a criar o impacto correto e gerar a percepção ideal do projeto.
Design Thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários. O grande objetivo do Design Thinking é converter dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a sua empresa
Lead nada mais é do que uma pessoa ou um usuário que demonstrou certo interesse pela sua marca ou o seu produto/serviço. Os leads são necessários para qualquer negócio. Mas é importante criar um relacionamento com eles antes de tentar fechar uma venda. Para isso é necessária a estratégia correta de mercado digital aplicada ao seu produto/serviço.
Refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.